**

Seja Bem Vindo ao site do Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento | ES.

 

O Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento foi criado no início de 2007 e reativado em setembro do mesmo ano.

Este núcleo se constitui um grupo independente que reúne alunos, professores e profissionais da área de Psicologia que têm interesse em estudar os pressupostos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento.

Atualmente o núcleo matém reuniões periódicas semanais no Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo (CEMUNI VI – Prédio da Psicologia), discutindo de modo mais aprofundado o livro “Sobre o Behaviorismo”, depois de ter lido e estudado o clássico “Ciência e Comportamento Humano” de B. F. Skinner.

“Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez são modificados pelas conseqüências de sua ação” (Skinner, 1978). Nesta perspectiva, entendemos que o NEAC-ES é um conjunto de ações sobre o mundo, cujas conseqüências retroagem sobre nosso comportamento de estudar, discutir, fazer Ciência do Comportamento.

A feliz expressão de Micheleto (1997) retrata o que vemos no NEAC-ES: “Ser reforçado pelo sucesso da nossa ação é especialmente vantajoso na medida em que nos faz, essencialmente, seres agentes em relação ao meio, agentes controlados pelo efeito de nossa própria ação”.

Integrar e construir o NEAC se caracteriza como desafio de se manter firme num mundo psicologizante: o desafio de estudar, discutir, entender e ler o mundo na perspectiva analítico-comportamental – uma perspectiva que anda na contra-mão de propostas individualizantes e produtoras de mal-estar. Diz Banaco (2009):

“Essa filosofia é tão encantadora quanto desprovida de charme. Pelo contrário, é uma filosofia que costuma ser vista como rasa, reducionista dos temas do Homem, além de ladra de seu livre-arbítrio. É encantadora por ser, na aparência, simples. É amedrontadora por tocar diretamente e sem piedade em feridas escondidas do Homem, revelando a sua submissão às Leis da Natureza”.

Seja Bem Vindo! Pode chegar! Junte-se a nós!

“May the contingence be with you”

nucleo.neac@gmail.com